NOTA INFORMATIVA
A Secretaria Municipal de Saúde de Almino Afonso vem por meio desta, esclarecer algumas dúvidas a respeito do novo Coronavírus (COVID-19) à população.
Primeiramente, no que se refere a definição de caso suspeito, o Ministério da Saúde define como caso suspeito de COVID-19 pacientes com quadro de Síndrome Gripal (SG) que significa: indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caracterizada como Síndrome Gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU ação azulada dos lábios ou rosto.
Neste sentido, após ser detectado como suspeito de COVID-19, o paciente será orientado a cumprir isolamento domiciliar por 14 dias (em caso leve) ou isolamento hospitalar (em caso grave), assinar termo de responsabilidade quando orientado a cumprir isolamento domiciliar e, para além disso a equipe de saúde (equipe de vigilância epidemiológica) irá notificar o caso suspeito no sistema e-SUS VE e fará o monitoramento do paciente por 14 dias afim de acompanhar a evolução do seu caso.
O segundo esclarecimento se refere ao teste para o novo coronavírus (COVID-19). Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande doo Norte - SESAP/RN, e levando em consideração a escassez de recursos para testagem em massa, os pacientes com indicação para testagem são pessoas que pertençam ao grupo de risco (pacientes com comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial, miocardiopatia, doença pulmonar crônica, neoplasias mas e gestação de risco); pacientes acima ou igual a 60 anos, profissionais da saúde e da segurança pública, pessoas que moram no mesmo domicílio que esses profissionais e pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mesmo que não pertençam ao grupo de risco.
Mas, atenção! Pacientes com Síndrome Gripal (SG) quem não tem indicação para testagem, deve cumprir o isolamento de 14 dias e ser monitorado pela equipe de saúde responsável.
Ademais, é importante destacar que de acordo com o Ministério da Saúde, todos os casos que se enquadre como Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) devem e serão notificados no sistema e-SUS VE e no SIVEP-Gripe como casos suspeitos de Covid-19.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Teleatendimento da Saúde pelo número 99804-7265
#GovernoDeAlminoAfonso
#Saúde #Prevenção #Informação